RESENHA: OS CRIADORES DE COINCIDÊNCIA - YOAV BLUM


SINOPSE

Emily, Eric e Guy trabalham numa espécie de organização secreta há alguns anos. Eles estudaram disciplinas como interferências em sonhos, distribuição de sorte e como ser amigos imaginários, até se tornarem criadores de coincidências. Agora, de tempos em tempos, recebem complexas missões.
Seu trabalho é permanecer na área cinzenta entre destino e livre arbítrio, onde, como se dessem um giro preciso e delicado num enorme caleidoscópio, criam situações que criam situações que criam mais situações que darão origem a pensamentos e decisões, gerando resultados como o encontro de almas gêmeas, invenções revolucionárias, a inspiração para obras-primas.
Mas, quando Guy recebe uma missão especial que vai além daquilo que ele acredita poder fazer, as coisas começam a se mover de forma a interferir em tudo o que os criadores de coincidências entendem sobre a vida e o amor.
Este best-seller do israelense Yoav Blum é um thriller improvável sobre os operários invisíveis que mantêm girando as engrenagens do acaso.


A fonte de inspiração para que Yoav Blum escrevesse esse romance foi o destino, mas o destino não é a sorte impessoal ou a intervenção divina, nesse livro, todas as coincidências na vida, pequenas e grandes, muitas vezes fundamentais, são orquestradas pelos Criadores de Coincidências, às vezes considerados pelos seres humanos (crianças, adolescentes e adultos que precisam), como Amigos Imaginários, sempre os servindo.


Confesso que demorou um tempo para eu realmente me afeiçoar à história, mas uma vez que eu o fiz, não consegui largar mais. Guy, Emily e Eric aprenderam e aperfeiçoaram juntos, durante anos, suas habilidades, e agora o propósito de suas vidas é trabalhar anonimamente, cumprindo missões que levem as pessoas a amar, ter grandes descobertas, alcançar sua missão na terra e fazer o que os seres humanos precisam fazer, tudo isso sob os olhos atentos e treinados dos Criadores de coincidência.

Mesmo agora sendo seres “sobrenaturais”, os três continuam muito ligados a seu lado humano, seja em suas memórias, sua lealdade e seus sentimentos, principalmente os que nutrem um pelo outro. A história desses três jovens segue então por essa trama estranha e alternativa numa espécie de hiper-realidade.

Blum se mostra um grande escritor e, ao longo da trama, cuja premissa abre um leque de possibilidades com as quais ele pode brincar com os conceitos de coincidência, apresenta uma série de personagens rápida, mas eficientemente, bem desenvolvidos, que vão influenciar e afetar direta ou indiretamente a vida dos três protagonistas; a exemplo do personagem Michael, que tem sua participação aumentada gradativamente, mas que possui um impacto inesperado no mundo dos criadores de coincidências.


A narrativa do livro é bastante expositiva, mas ainda assim caminha para um clímax dramático e emocionante, onde qualquer coisa pode acontecer num universo em que você não está seguro sobre o que você é, ou o que vai ser, ou ainda o que alguém deseja que você seja.

Os Criadores de Coincidências é um livro bastante original, envolvente e cheio de surpresas, que consegue agradar leitores de todas as idades com uma profundidade impressionante.


Mas e Você? Já Leu esse livro? Ficou Curioso? Não se esqueça de Comentar :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LOUCOS POR LIVROS

APAIXONADOS POR FILMES

VICIADOS EM SÉRIES