RESENHA: O PESSEGUEIRO - SARAH ADDISON ALLEN


SINOPSE: 

Bem-vindo a Walls of Waters, um lugar onde o aroma das flores envolve o ar e os pássaros parecem ter algo a dizer. Essa é a cidade onde vive Willa Jackson, uma jovem descendente de uma família falida que luta para esquecer a imagem da garota inconsequente que já foi um dia.
Quando sua ex-companheira de colégio e socialite perfeita Paxton Osgood a convida para a festa de 75 anos do Clube Social Feminino, ela fica receosa em comparecer por sentir que não faz parte daquele mundo... No entanto, a ocasião acabará se revelando uma excelente oportunidade para Willa desenterrar fatos surpreendentes que reverberam até hoje em sua própria história.
Qual é o segredo que une famílias Jackson e Osgood? Será que a verdadeira amizade consegue transpor as barreiras do tempo?


Willa Jackson finalmente se estabeleceu. Embora conhecida por suas brincadeiras e rebeldia no ensino médio, chegou a hora de Willa deixar de lado sua necessidade constante de adrenalina, voltar para sua cidade natal e dirigir uma loja em Walls of Water, a popular área turística da Carolina do Norte. Crescendo em um lugar conhecido por sua natureza e belas cataratas, Willa estava ansiosa para sair do lugar e deixar Tudo para trás - mas sua família, mais do que Tudo, a puxou para casa novamente.

Em outro extremo da história, Paxton Osgood nunca saiu da região de Walls of Water, exceto em suas luxuosas viagens. Nascida em uma família rica e destinada a continuar a reputação dos Osgoods por classe, excelência e equilíbrio, Paxton nunca considerou deixar o único lar que já conheceu - especialmente quando seu irmão gêmeo, Colin, parecia tão ansioso para ir embora. Alguém tinha que ficar com seus pais, ajudar e apoiá-los. Alguém tinha de promover a sua reputação de caridade na comunidade. E esse alguém era ela.

“Meu passado sempre estará comigo. É parte de quem eu sou. E eu achei que não houvesse uma única pessoa no mundo que pudesse saber tudo a meu respeito e me amar mesmo assim”.

Embora cordiais uma com a outra, Willa e Paxton nunca foram boas amigas - ao contrario de suas avós envelhecidas, Georgie e Agatha. Na década de 1930, as duas mulheres se uniram para formar o Clube Social Feminino de Walls of Water, uma organização criada para se proteger e apoiar uns aos outros.

Paxton continuou suas Tradições enquanto Willa as evitou, ignorando o recente convite de Paxton para celebrar o aniversário do clube com uma festa gigante na Blue Ridge Madam, uma mansão em reforma que já pertenceu aos Jackson, mas que agora só serve de lembrete para a falência da família.

Mas Willa pode não ser capaz de ignorar Paxton muito mais tempo.... Especialmente depois que um corpo é encontrado na reforma, enterrado sob um pessegueiro que cresce no local da Blue Ridge Madam. Quem era ele? E como ele chegou lá?

E como eles vão descobrir a verdade?


O Pessegueiro de Sarah Addison Allen é uma fatia deliciosa de ficção sul-estadunidense, tão encantadora o quanto eu esperaria de uma autora que está rapidamente se estabelecendo como um dos meus autores “que não falham“. infundido com um toque de realismo magico tão leve e arejado que parece totalmente crível, esse romance é um deleite do início ao fim.

No coração de O Pessegueiro temos mulheres e as amizades que as sustentam, e eu me vi relativamente mais próximo de Paxton. Aos 30 anos, ela vive na casa de sua família e carrega o peso de tentar agradar seus pais, comunidade e - em Último lugar - ela mesma. Eu sentia seu senso de obrigação familiar intensamente, e as cenas em que ela expressa o seu amor por Sebastian, seu melhor amigo, foram de quebrar o coração. Sebastian era o líder masculino perfeito: bonito; sincero e trabalha duro. E Paxton sabia muito bem apreciar isso nele.

“ Acabara de anoitecer quando eles saíram e o céu tinha um tom rosado. Sua avó dizia que um céu assim significava que alguém à distância tinha acabado de se apaixonar”.

Embora nenhuma das duas mulheres seja pintada como "A vilã" aqui, Paxton é a mais tensa e forte das duas - mas Willa, mais que um espírito livre, ainda luta para manter sua vida isolada no lar que uma vez compartilhou com seu Pai, agora falecido, enquanto tentava reconciliar a jovem aventureira e rebelde que era com a pessoa estável e aborrecida que se tornara. Embora a chegada de Colin de volta a cidade abale Tudo isso Também...

Fiquei intrigado e investido do início ao fim, me perguntando quem havia sido o corpo descoberto sob o pessegueiro. Embora obviamente ligado a suas avós, a verdade é revelada gradualmente e cada pedaço é tentador. O ritmo de Allen é requintado, dando aos leitores o suficiente para permanecer interessados, sem derramar toda a verdade. Eu estava morrendo de vontade de saber o que aconteceu.


Quanto à edição do livro no Brasil, realizada pela Editora Planeta, não tenho críticas a fazer. O Livro manteve a ideia original da capa americana que é completamente linda, delicada e minimalista. Tem uma diagramação diferenciada com letras literalmente escorrendo pelas paginas, e fontes extremamente confortáveis. Um projeto gráfico que faz jus a obra.

Uma leitura fabulosa e imprevisível de uma das atuais grandes autoras do gênero de realismo magico, e que eu indicaria alegremente aos fãs de ficção contemporânea ou feminina. Super recomendo!

15 comentários:

  1. U.A.U!!! Tenho esse livro há tempos e não tinha me dado conta do quão interessante e envolvente ele poderia ser. Amo quando o livro é um romance mas envolve suspense e tem tramas a serem resolvidas. Sua resenha me deixou e queixo caído e com muita vontade de correr para lê-lo! Adorei!!!
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Eu aposto que esse livro deve ser realmente muito bom, embora não faça meu estilo de leitura.
    Eu gosto de coisas mais mórbidas e trevosas kkkkk um horror sempre cai bem na minha mão, assim como um bom suspense.
    Mas de toda forma parabéns pela sua resenha e pelo blog <3

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que esse livro n é pra mim kkkk, não me identifiquei e nem fiquei instigado kkk! mas depende do gosto da pessoa que vai ler!! Boa resenha!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Dica super anotada.
    Tenho lido muitas resenhas sobre ele ultimamente e todas muito positivas.
    Saber que é um romance envolvente regado a drama e suspense já me conquistou.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, parece ultimamente que só leio sobre a Editora Planeta e só elogios. Cada resenha lida de lançamentos deles, a lista ´so aumenta. Socorro kk
    Gostei da resenha e lá vem mais um pra lista. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Uma boa premissa, mas que não me atraiu tanto assim. A capa, apesar de condizente, não curti muito, enfim, quem sabe eu faça essa leitura em outro momento...

    ResponderExcluir
  7. Eu achei a história muito parada pelo o que você relatou, mas quando comentou sobre um corpo encontrado sob um pessegueiro, me vi curiosa. E saber que tudo vai sendo revelado ao longo da obra, me conquistou de vez. Fora que a capa é linda! Quero ler algum dia.

    ResponderExcluir
  8. OI Nathan
    Que post mais caprichado, parabéns!
    Adorei as fotos.
    Tenho muita curiosidade para ler este livro. Eu amo romances e este aparece ser do jeito que eu gosto. Dica anotada.
    Que capa linda heim? Amo capas bonitas!
    Uma curiosidade, você teceu vários elogios e super recomenda, mas avaliou só com 3,5 estrelas. Não entendi direito :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu li este livro tem pouco tempo e adorei a histórias, os personagens e a abordagem. Como você bem pontuou, o mistério do corpo encontrado no pessegueiro me deixou master curiosa e a forma como a autora vai revelando, foi muito original.
    Amei sua resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ola
    Eu sempre achei essa capa maravilhosa e tenho muita vontade de conferir a obra. Já li bons comentários a respeito, assim como em suas impressões. Deve ser uma obra intrigante, e me deixa ainda mais curiosa por conta do gênero e dos elementos inseridos. Fiquei bem curiosa e espero ler logo!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  11. Menino que capa mais linda é essa? Fiquei apaixonada pela resenha e a edição que está com luxo, com toda certeza vou ver se encontro pra comprar em breve, ótima resenha e dica anotada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Ficção contemporânea e feminina é algo que leria sim, olhando apenas pela questão do rótulo. Mas a história desse livro em si não chamou muito minha atenção, para ser sincera.
    Eu amei a última foto do post e a diagramação do texto. Parece que a editora Planeta arrasou!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Vou te confessar que, até recentemente, não conhecia a autora.
    Lendo a sinopse, não fiquei muito instigada a ler o livro. Porém, sua resenha mudou um pouco minha opinião. Gostei de saber que a autora soube prender o interesse do leitor, sem estragar o mistério da história. Aliás, isso foi o que me deixou mais curiosa. Quero saber quem era o corpo que encontraram sob o pessegueiro hahaha.
    Adorei sua resenha e vou adicionar o livro na minha meta de leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Que resenha hein... acho que mais mistério a gente só encontra no livro rsrs
    Fui lendo e ficando ansiosa!
    Desconhecia a obra, mas fiquei bem curiosa para saber mais sobre esse corpo encontrado e o que ele tem a ver com o passado das avós de ambas as personagens.
    Elas são bem diferentes, mas acho que essa mistura vem a calhar muito bem na trama.
    E que capa maravilhosa.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu compraria esse livro só pela capa, que está maravilhosa!
    Adorei poder conferir suas considerações sobre essa obra, o estilo que ela contada, revelando um pouco de cada vez, me chama muito a atenção e me deixou super curiosa para desvendar esse mistério também.
    Beijos.

    ResponderExcluir

LOUCOS POR LIVROS

APAIXONADOS POR FILMES

VICIADOS EM SÉRIES