RESENHA: TWIST - TOM GRASS


RESENHA
Esse foi um dos livros que eu mais fiquei ansioso para ler esse ano. O Motivo é bem simples: Charles Dickens é meu autor predileto, e quando soube que a editora Agir Now lançaria Twist aqui no Brasil eu fiquei muito empolgado.
Para quem não sabe, Twist é uma releitura moderna escrita por Tom Grass do clássico Oliver Twist, de Charles Dickens. Nessa obra, que por acaso é minha segunda obra predileta do autor, Dickens vai tratar sobre a delinquência e da orfandade, em que vamos acompanhar o Jovem Oliver Twist em suas peripécias e aventuras para sobreviver nessa sociedade estratificada, preconceituosa, racista e imoral.
Em Twist, que é o livro de estreia de Grass, também vamos nos deparar com o mesmo personagem, que conserva o nome de Oliver, transportado para os dias de hoje. Ele é então esse garoto sem rumo nem direção que faz suas tramoias para sobreviver e que vive fugindo da polícia.
Tom Grass também conservou grande parte dos personagens principais, lógico que mudando muitas características, mas a essência permaneceu a mesma. Então encontraremos “amigo” de Oliver, Dodge que acaba apresentando-lhe o bandido colecionador de artes Cornellus Fagin, e líder de uma gangue que posteriormente Oliver acabará fazendo parte e arrumando muitas complicações, e veremos também a Linda Red, que se torna o interesse amoroso de Twist.
A escrita de Grass é bem convincente e de fácil entendimento. Porém, confesso que a introdução da história é um pouco arrastada, mas quando a trama começa verdadeiramente a se desenvolver, a história é bastante até divertida. O autor preenche a história com elementos interessantes e atrativos da vida cotidiana urbana. Várias cenas de ação são descritas voltadas para o le parkour e também vemos uma atenção especial dada ao grafite como arte, e não como crime, os personagens são bons e bastante interessantes e a edição Brasileira é maravilhosa e bem caprichada.
Talvez Twist não chegue a fazer tanto sucesso quanto o Livro de Dickens, mas com certeza é uma ótima obra e uma releitura bastante interessante. Enfim, acho que o livro certamente merece uma chance, e pra quem ainda não leu as obras Dickenianas, mesmo sendo insubstituíveis, esse seria um bom começo.
Então fica a dica aí pra vocês. Espero que gostem :D
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LOUCOS POR LIVROS

APAIXONADOS POR FILMES

VICIADOS EM SÉRIES